Eficiência dos clubes nas redes sociais Europa e Latam

A Sports Value, em parceria com a Zeeng, acaba de finalizar seu mais novo estudo sobre a presença digital, e eficiência nas redes sociais dos times de futebol. Foram analisados os gigantes europeus frente aos times latino-americanos, entre julho e setembro de 2020.

Acesse aqui o estudo completo.

Um estudo inédito que avalia de forma real e impactante a eficiência dos times na gestão de suas redes, muito além do tamanho do ativo social de cada um.

As análises da Sports Value agora acompanham as finanças, o marketing, pesquisas de mercado e tendências e o digital do mercado esportivo e de entretenimento em geral.

Interações, eficiência é a chave

O estudo apresenta sempre o volume de interações de cada time em cada rede social, entre julho e setembro desse ano.

Globalmente nesses três meses o Liverpool, ultrapassou o Barcelona em total de interações no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube somados. Foram 449 milhões para o time inglês, frente aos 434 milhões dos catalães.

Maiores interações totais – Europa e Latam- Em milhões

Um dado que chamou muito a atenção foi a força do Instagram para o engajamento dos torcedores, nada menos que 78% das interações analisadas vieram dessa rede social.

Flamengo é maior destaque fora da Europa, com 167 milhões de interações totais, 9º do mundo,. É atualmente o 7º no Instagram, 5º no Twitter e 1º no YouTube.

Engajamento por post

Um indicador fundamental é o engajamento por post, que analisa na média quantas pessoas interagem com os posts dos clubes a cada postagem.

Grande destaque para o River Plate, que mesmo sem futebol no período, apresentou índices elevadíssimos de interações por post.

Interações por post – Latam

E o brasileiro Ibis, conhecido como “pior time do mundo”, grande destaque entre os times no mundo nesse índice, especialmente no Twitter e Instagram.