Chivas, o clube de futebol mais disruptivo das Américas

No último dia 3 de outubro ocorreu em Buenos Aires o evento de Sports Business #SportsBizLatam. O evento referência no mercado Latam trouxe uma serie de palestrantes e convidados para debater sobre os temas mais relevantes da Indústria Esportiva.

No evento com inúmeros palestrantes argentinos e internacionais, chamou muito a atenção dos mais de 400 presentes a palestra do executivo mexicano Juan Murray.

Sua palestra recheada de sólidos conceitos, mostrou o trabalho disruptivo que vem sendo realizado no clube Chivas, gigante mexicano com 36 milhões de torcedores domésticos.

Juan mostrou ser possível colocar em prática no futebol latino-americano os conceitos de marketing praticados nas ligas dos EUA.

             

O futebol do continente americano, segundo análise da Sports Value é um dos maiores potenciais mercadológicos do futebol mundial, mesmo com a menor renda de sua população. Neste mercado infelizmente com exceção da MLS dos EUA pouco se tem construído em grandes inovações mercadológicas.

A própria MLS ainda engatinha em faturamento na comparação com as grandes ligas europeias.

E aí que chama a atenção o trabalho realizado pelo Chivas, com a execução de um modelo sólido e concreto de marketing esportivo. Chivas já é o time mexicano mais popular dos EUA, com mais de 8 milhões de fãs.

Sem dúvida bem diferente do tradicional clube latino-americano de futebol que ainda vive um marketing acanhado, sem conceitos sólidos e com dificuldade de aplicar um eficiente plano de marketing e comunicação.

Branding e entendimento do negócio

Na palestra de Juan Murray foi possível identificar a profundidade dos conceitos de marketing aplicados ao Chivas. O processo de branding foi criado entendendo a “essência Chivas”, fruto de uma análise do mercado, entendimento da marca do clube e de seus torcedores, ou “sua gente” como apresentou Murray.

     

A ideia de branding do clube é amplificar essa essência Chivas, por meio de diferentes eixos centrais como: inovação comercial, marketing inspiracional, crescimento nos EUA, big data, dentre outros.

Fan engagement

Um ponto muito interessante foi a apresentação de como o clube trabalha na prática o fan engagement, aspecto essencial de todo o processo de branding.

O clube enxerga a conexão com o torcedor de uma forma muito inteligente.

  • Pré-jogo- Trabalho constante de relação com o torcedor via redes sociais, na compra de ingressos, na vinda ao estádio e em sua chegada.
  • O jogo- Interações e serviços usando tecnologia e criatividade para entreter e engajar o torcedor no estádio.
  • Pós-jogo- Trabalho para manter a conexão com os torcedores mesmo com o fim das partidas, usando inclusive as redes sociais.

Sem sombra de dúvida um benchmark que merece ser estudado e entendido por todos os diferentes players do mercado de futebol das Américas.

Aqui um vídeo do lançamento da nova camisa da Puma.