Finanças clubes brasileiros em 2022. A consolidação do marketing

Sports Value acaba de finalizar seu mais novo estudo sobre as finanças dos clubes, com muitas novidades e conteúdos exclusivos!

Clique aqui para baixar o estudo com mais de 150 páginas sobre as finanças dos clubes brasileiros em 2022 da Sports Value

Nesse ano além dos dados financeiros como receitas, custos, superávits/déficits, dívidas e indicadores de performance, há inúmeras análises inéditas.

Há uma analise global e latino-americana das transferências de jogadores, a força do marketing no futebol feminino e um novo modelo de avaliação de patrocínios, o data driven sponsorships, projetando o potencial do futebol brasileiro.

Receitas

Os TOP 20 clubes viram as  receitas cresceram 9% em 2022 atingindo pela primeira vez R$ 7,5 bilhões. Principais impactos foram os recursos com bilheteria que alcançaram R$ 600 milhões, frente aos R$ 149 milhões de 2021.

Receitas TOP 20 clubes brasileiros  – R$ milhões 

Valores atualizados pela inflação

Quando reclassificado o Sócio Torcedor como matchday, que engloba sócio torcedor e bilheteria o valor alcançou R$ 1,1 bilhão. Receitas de marketing chegaram ao R$ 1,2 bilhão. Direitos de TV R$ 3 bilhões.

Receitas dos clubes brasileiros em 2022 – R$ milhões

Flamengo 1.177,0
Palmeiras 856,0
Corinthians 779,1
São Paulo 657,2
Internacional 466,6
Atlético-MG 429,0
Athletico-PR 370,6
Red Bull Bragantino 350,2
Fluminense 347,2
Santos 341,9
Grêmio 340,1
Fortaleza 267,9
Ceará 173,2
Coritiba 164,1
Cruzeiro 150,4
América-MG 148,6
Cuiabá 133,3
Bahia 108,3
Goiás 106,7
Atlético-GO 100,2

Fonte: Sports Value

Dívidas

As dívidas dos TOP 20 clubes chegaram aos R$ 10,6 bilhões em 2022. Liderança dos clubes mineiros Atlético e Cruzeiro.

Dívidas dos  TOP 20 clubes brasileiros – R$ milhões

Valores atualizados pela inflação

Dívidas dos clubes brasileiros em 2022 – R$ milhões

Atlético-MG 1.571,0
Cruzeiro 1.053,0
Corinthians 910,4
Palmeiras 875,8
Internacional 865,7
Botafogo 729,5
Fluminense 677,5
Vasco da Gama 664,1
São Paulo 586,6
Santos 539,9
Grêmio 518,1
Red Bull Bragantino 301,1
Athletico-PR 285,0
Bahia 284,3
Flamengo 258,8
Coritiba 237,5
América-MG 122,5
Goiás 48,2
Ceará 38,0
Fortaleza 33,1
Atlético-GO 8,2
Cuiabá 2,0

Fonte: Sports Value

Força do futebol feminino

Sports Value acredita na força das mulheres para mudar a Industria do Futebol para muito melhor, por isso incluímos no relatório deste ano inúmeros insights dos diferencias competitivos  do marketing no futebol feminino.

Rejuvenescimento de marcas, lealdade dos fãs, valores positivos e contemporânea, são inúmeros aspectos positivos do futebol feminino atual.

Audiências do esporte feminino no mundo por faixa etária

Fonte: YouGov

Patrocínios data driven

O final do report é todo dedicado ao conceito de patrocínios data driven. Já não é mais possível obter ROI com patrocínios sem pesados investimentos no ambiente digital.

Futebol brasileiro vive um moimento de alta poluição visual de marcas patrocinadoras e baixo retorno. Brasil é um dos maiores mercados de mídia e entretenimento do planeta, mas valores movimentados pelos clubes estão muito abaixo de outros mercados, muito menores.

Quanto mais os clubes forem data driven, maiores serão as receitas com patrocínios.

Receitas de Marketing X Mercado publicitário- Ligas de futebol

Fonte: Sports Value

Valor – ROI Social Media gerado pelo clube- US$ milhões

Fonte: Kore