Clube empresa no Brasil

O futebol brasileiro vive neste momento um debate sobre a transformação dos clubes brasileiros em sociedades empresárias. Esse processo que ocorreu na Europa na década de 1990, ainda é bastante novo no Brasil.

A Sports Value recentemente estudou todos os modelos de gestão das ligas e times europeus. Essa análise foi conduzida para um cliente e se transformará em breve em um profundo relatório a ser divulgado.

Para a Sports Value nossos cubes são importantes demais, tem muita história, para virarem de propriedade de magnatas, como ocorreu em boa parte dos mercados europeus.

O modelo que acreditamos para os grandes clubes brasileiros é similar ao 50%+1 da Alemanha. Neste modelo há a profissionalização total da gestão, com o clube como acionista majoritário da nova empresa.

Inclusive a legislação atual permite que qualquer grande clube crie uma empresa, e atraia investidores graças a sua boa gestão, transparência e Governança Corporativa.

Essa foi a capa de uma revista inglesa já em 2007 questionando como foi feita a transformação dos clubes ingleses em empresas, e o excesso de times nas mãos de magnatas estrangeiros. Hoje em dia a menor parte  dos times ingleses é de propriedade de cidadãos britânicos.

Modelo alemão aplicado no Brasil. Transformação dos clubes brasileiros em empresas

A Sports Value acredita que os grandes clubes brasileiros deveriam se espelhar no modelo alemão, e serem acionistas majoritários na nova empresa a ser constituída.

A legislação brasileira permite ao clube criar um novo CNPJ, se transformando em uma empresa. Neste caso, o clube obrigatoriamente terá que ser o acionista majoritário da companhia, por exemplo com 60% das ações.

Já os outros 40% podem ser negociados com investidores, que serão os acionistas minoritários.

Para funcionar o ideal é que seja uma Sociedade Anônima, com alta compliance e governança corporativa.

 Por que virar empresa? A visão da Sports Value:

  • Gestão / profissionalismo.             
  • Credibilidade / transparência.
  • Atração de investimento.
  • Valorização da marca e novas receitas.
  • Impacto econômico na região.        
  • Mais títulos e melhor desempenho.
  • Engajamento da torcida.
  • Atração de mais patrocinadores.

Case Botafogo S.A.

O tradicional clube do futebol brasileiro com mais de 100 anos de história, o  Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto, mudou inicialmente seu estatuto e posteriormente criou uma companhia com a maioria das ações.

A nova companhia, uma S.A., foi constituída junto com um investidor. Houve uma mudança brutal na gestão, com um conselho de administração, alta governança e compliance.

A Sports Value foi a empresa responsável por assessorar clube e investidor na avaliação do negócio, marca do clube e direitos esportivos.

Sem sombra de dúvida este modelo pode e deve ser replicado para os grandes clubes do futebol brasileiro.